Mensagem do Presidente

 

 

Para além dos desafios enfrentados nos últimos anos, optamos por aprender com o cenário, aprender uns com os outros, aprender novas formas de atuar! Pois esse é o propósito que move a Fundação de Rotarianos de São Paulo e as Instituições Rio Branco.

Desde o início da pandemia do novo Coronavírus, vimos nossas escolas e instituições transformarem-se para acolher os alunos em suas necessidades e garantir seus direitos de aprendizagem, mantendo nossa identidade e nosso compromisso.

Assim, fomos do modelo presencial ao remoto. Em seguida, acompanhamos a retomada gradual, em modelo híbrido, até o retorno presencial integral, no Colégio Rio Branco, nas Faculdades Integradas Rio Branco e no Centro de Educação para Surdos Rio Branco. Já o Centro Profissionalizante Rio Branco evoluiu para o modelo digital, conectado às demandas da profissionalização de aprendizes.

Nesse processo todo, vimos educadores preparados para atuar em diferentes modelos e com a utilização de múltiplas plataformas, alunos aprendendo com resiliência, famílias comprometidas com a parceria estabelecida. Esse contexto mostrou que a Fundação de Rotarianos de São Paulo e as Instituições Rio Branco, por meio de seus diretores, conselheiros, diretores e gestores, estão conectadas e atentas às demandas atuais, com investimento da qualificação profissional e em tecnologias educacionais.

Nesse sentido, o ano de 2021 foi de superação de desafios e comemoração de conquistas!

O Colégio Rio Branco finalizou o ano com a apresentação de novos projetos inovadores e significativos para toda a comunidade! O Programa Internacional Rio Branco, desenvolvido em parceria com a Fieldwork Education e a Rosedale Academy, amplia o ensino de línguas para alunos de todas as idades, integrando ao currículo brasileiro, um currículo internacional. O novo Período Integral, também com programa internacional, trouxe às famílias um modelo flexível para atender as diferentes rotinas, com novidades nas atividades. A implementação do Novo Ensino Médio apresenta aos jovens possibilidades de construção de seus projetos de vida, por meio de itinerários formativos integrados, com temáticas atuais.

As Faculdades Integradas Rio Branco Granja Vianna começaram o ano de 2021 com a comemoração da nota 4 dada pelo MEC ao curso de Sistemas de Informação. Ao longo do ano, acompanhou alunos na construção de suas carreiras, apoiando o desenvolvimento de trabalhos de conclusão de curso significativos para o mercado de trabalho. Eventos e parcerias, com a presença de coordenadores, professores e alunos, fomentaram a formação dos alunos e fortaleceram a atuação da instituição.

O Centro Profissionalizante Rio Branco deu continuidade aos quatro blocos anuais da capacitação prévia do Programa de Socioaprendizagem Profissional, no modelo digital, atendendo às demandas do cenário. A adoção de plataformas, como DreamShaper e Telescope, e a formação Google dos educadores apoiaram a atividade da instituição em ambiente remoto, garantindo o acolhimento dos jovens na busca pela inserção no mercado de trabalho. Novas parcerias com empresas também marcaram o ano, permitindo a ampliação da atuação profissional dos aprendizes.

O Centro de Educação Para Surdos Rio Branco atuou com inovação na produção de materiais digitais para a comunidade surda, mantendo-se como referência na educação de crianças surdas. Por meio da TV CES, comemorou a marca de 1 milhão de visualizações em seus vídeos no Youtube. A cultura digital também foi ampliada aos projetos internos, como a mostra de projetos, as reuniões de pais, as oficinas e os eventos, que aconteceram no modelo online.

Por fim, o ano foi encerrado com a celebração dos 75 anos da Fundação de Rotarianos de São Paulo. Esse marco é uma homenagem a todos os profissionais que passaram pela instituição, pelo trabalho dedicado à educação.

É com muito orgulho, respeito e admiração, que a Fundação agradece a todos pela dedicação durante todo esse período. Certamente, continuaremos a desempenhar nossas atividades com responsabilidade, comprometimento e esperança de modo a escrever mais um capítulo dessa importante história de excelência educacional na formação de crianças, jovens e adultos.


Nahid Chicani
Presidente da Diretoria da Fundação de Rotarianos de São Paulo