Mensagem do Presidente

 

 

O ano de 2020, em sua complexidade, trouxe desafios imensos e em escala global. Na Educação, em especial, acompanhamos a transformação do processo de ensinar e de aprender, vimos educadores e alunos, da educação básica e do ensino superior, ressignificarem seus papéis. Nunca antes, a Educação se transformou de maneira tão rápida e profunda.

Na Fundação de Rotarianos de São Paulo e nas Instituições Rio Branco migramos do modelo presencial para o remoto quando, em meados de março de 2020, houve o avanço da pandemia do novo coronavírus. Esta transposição só foi possível pois, ao longo dos anos, investimos na inovação curricular, na tecnologia e na formação de nossos educadores.

Diante dos desafios, buscamos respostas em nosso projeto pedagógico e não abrimos mão de garantir a cada criança, jovem ou adulto, uma educação de excelência e transformadora, independente do modelo. Esse mesmo empenho ocorreu na perspectiva da gestão e a presidência, diretoria e conselhos mantiveram suas agendas de reuniões estratégicas.

Assim, de março a outubro, atuamos em todas as esferas no modelo remoto, mantendo a sinergia, a colaboração e os resultados em todas as áreas, pedagógicas ou administrativas. A partir de outubro, houve a permissão para a retomada gradual de algumas atividades na educação básica e contamos com um rigoroso protocolo sanitário para cuidar de nossa comunidade, por meio da parceria com o Hospital Sírio-Libanês, uma referência em medicina.

O ano de 2020 foi tão desafiador quanto transformador. Em todas as nossas mantidas, conseguimos fazer dos desafios grandes oportunidades, fortalecendo nossa marca em todos os seus valores: ética, responsabilidade social, ser humano, gestão e qualidade.

No Colégio Rio Branco, mais do que nunca, o acolhimento de cada aluno e de cada família fez diferença na rotina escolar, por meio de um olhar individualizado para as necessidades das crianças e jovens. Dessa forma, a alfabetização ocorreu em ambiente remoto, alunos trabalharam em grupo e desenvolveram projetos, jovens foram aprovados em importantes vestibulares, a agenda de eventos foi mantida e professores deram continuidade às ações de formação docente. Alunos, familiares e educadores conheceram uma escola diferente, mas com a mesma identidade!

Nas Faculdades Integradas Rio Branco Granja Vianna, os alunos tiveram apoio para dar continuidade à graduação a distância, comemoraram a finalização de etapas de formação e muitos deles concluíram seus cursos, em cerimônias de colação de grau que garantiram os protocolos de segurança. A excelência do ensino superior na Rio Branco atingiu novos públicos, por meio do oferecimento de uma quantidade maior de cursos de extensão, realizados a distância e com temas de destaque na atualidade.

O Centro Profissionalizante Rio Branco, além de dar continuidade às atividades do Programa de Socioaprendizagem Profissional a distância, estruturou e lançou a Capacitação Prévia Digital, totalmente no modelo remoto. Os jovens passaram a contar com uma formação de excelência para o mundo do trabalho de forma remota, algo possível com a utilização da plataforma Google for Education. A contratação de aprendizes também continuou e muitos jovens conquistaram seus primeiros empregos nas empresas parceiras.

O Centro de Educação para Surdos Rio Branco, além de cuidar de todos os alunos e familiares para garantir o sucesso do modelo remoto de ensino, manteve todos os programas para seus públicos, a atuação dos voluntários e, ainda, intensificou a produção de materiais educativos e de lazer em seus canais digitais, permitindo a continuidade da valorização da cultura surda.

Registramos aqui nossos agradecimentos aos educadores de todas as Instituições Rio Branco que, com comprometimento e determinação, vêm trabalhando em conjunto, impactando positivamente ao transformar vidas por meio da educação, inovando em suas atividades, principalmente nesse cenário atípico, reforçando nossa marca para que continue sendo referência e sinônimo de excelência.


Nahid Chicani
Presidente da Diretoria da Fundação de Rotarianos de São Paulo