Mensagem do Presidente

 

Atuar em um cenário de enormes desafios tem sido uma constante para organizações e profissionais de todos os segmentos. Em um mundo de conexões, somos impactados diretamente e continuamente pelos acontecimentos nacionais e internacionais.

Mas, com alegria, podemos celebrar importantes conquistas, frutos de um trabalho qualificado, competente e inovador de diretores, conselheiros, gestores, educadores e colaboradores. Desenvolvemos, em todas mantidas, inúmeros projetos e ações voltados à comunidade interna e externa, valorizando a educação como o principal meio de transformação social.

Assim, é uma imensa honra compartilhar neste Relatório Anual digital as mais significativas ações desenvolvidas nas Instituições Rio Branco.

O Colégio Rio Branco, com o envolvimento de todos os educadores e colaboradores, apresentou para toda a comunidade sua inovação curricular, trazendo projetos dinâmicos, atuais e significativos para a sala de aula, com foco na formação global de crianças e jovens. Alcançamos uma posição excelente no Enem, a frente de grandes escolas de São Paulo, e celebramos inúmeras aprovações em importantes universidades do Brasil e do exterior. E Já iniciamos 2019 com excelentes notícias, como a formação da terceira turma de educadores pelo curso Tendências Emergentes em Educação, da TAMK University da Finlândia, e a conquista do selo Escola Referência Google.

As Faculdades Integradas Rio Branco ampliaram o oferecimento de cursos de excelência e lançaram Direito no Campus Granja Vianna. O curso conta com excelente avaliação da OAB e corpo docente formado por juízes, promotores, delegados e advogados de destaque, mantendo a mesma qualidade do programa oferecido na Unidade Lapa. Como outro marco importante de 2018, mais de 2 mil jovens de Ensino Médio reuniram-se em torno de mais de 200 palestras sobre carreiras nas edições do Encontro Profissão e Futuro, na Lapa e na Granja Vianna.

Um importante marco para o Ensino a Distância Rio Branco foi o início da primeira turma de graduação do curso Gestão Comercial na modalidade a distância, que tem o objetivo de formar profissionais para atuação qualificada no setor de serviços, como gerentes, coordenadores de equipes e até mesmo como especialistas, prestando consultoria ou gerenciando o próprio negócio.

Por meio da parceria com importantes empresas, o Centro Profissionalizante Rio Branco atingiu a auto sustentabilidade, garantindo a inclusão no mundo do trabalho dos jovens que integram o Programa de Socioaprendizagem Profissional. Além disso, em 2018, celebramos 10 anos de parceria com o Selur, no Programa de Qualificação Profissional para Surdos e Pessoas com Deficiência Física e na Oficina de Surdez e Acessibilidade.

O Centro de Educação para Surdos Rio Branco estabeleceu parcerias significativas, por meio do projeto “Uma moeda, muitos sonhos”. Seus educadores marcaram presença em inúmeros congressos e eventos, destacando a cultura surda e a excelência da instituição. Também devemos comemorar a atuação e a dedicação dos mais de 30 voluntários, que abraçaram a causa da surdez.

Reforçamos, assim, nossos agradecimentos a todos os profissionais envolvidos, que, com competência e determinação, vêm trabalhando para fortalecer a marca Rio Branco, sinônimo de excelência na área educacional.


Nahid Chicani
Presidente da Diretoria da Fundação de Rotarianos de São Paulo