Mensagem do Presidente

 

 

Educar transforma pessoas e comunidades. É com essa premissa que a Fundação de Rotarianos de São Paulo, há mais de 70 anos, atua na área da Educação, por meio de suas mantidas - Colégio Rio Branco, Faculdades Integradas Rio Branco, Ensino a Distância Rio Branco, Centro de Educação para Surdos Rio Branco e Centro Profissionalizante Rio Branco.

Em um mundo desafiador, mantemos a nossa excelência em Educação e conquistamos inúmeros resultados à altura da competência dos educadores, colaboradores, gestores, conselheiros e diretores.

Destacamos a atuação importante dos gestores das Instituições Rio Branco, estabelecendo novas formas de relacionamento e posicionamento de imagem e respeitando as especificidades de cada comunidade atendida. Foram realizadas atividades culturais e sociais, campanhas educativas, fóruns de discussões educacionais, fortalecendo o posicionamento de nossa marca na comunidade.

O Colégio Rio Branco teve como marca a inovação curricular, trazendo projetos significativos para a sala de aula, com proatividade, problematização, diferentes agrupamentos, experimentação de novos recursos e estratégias didáticas, aprendizagem mediada, mentoria, protagonismo e autoria.

As Faculdades Integradas Rio Branco obtiveram excelentes notas pelo MEC. A Unidade Granja Vianna conquistou a nota 4 no Índice Geral de Cursos (IGC), ficando entre as 12% de escolas que têm essa nota no Brasil. O curso de Relações Internacionais da Unidade Granja Vianna foi eleito como o melhor curso entre as instituições particulares, com classificação 5 pelo Conceito Preliminar de Curso (CPC), do MEC.

O Centro de Educação para Surdos Rio Branco, como uma referência na área, marcou presença em inúmeros eventos nacionais e internacionais, por meio de seus educadores. A atuação pedagógica com o apoio das plataformas tecnológicas também foi ampliada, ainda mais, e a escola realizou a primeira edição da Semana de Tecnologia, para pais e alunos.

No Centro Profissionalizante Rio Branco o ano foi marcado por atividades que ampliaram as condições de empregabilidade dos alunos, apoiaram o relacionamento com os familiares e fortaleceram a parceria com as empresas. O trabalho com os alunos do Programa de Socioaprendizagem Profissional e do Programa de Qualificação Profissional para Surdos e Pessoas com Deficiência Física teve como foco o eixo temático para o ano: As adversidades fazem parte da vida e superá-las nos fortalece.

De maneira institucional, a Fundação de Rotarianos de São Paulo atuou estrategicamente. Sediou, na Unidade Higienópolis, o 3° Congresso Internacional de Jornalismo de Educação, com a presença de, aproximadamente, 500 jornalistas da imprensa nacional e internacional, envolvidos em oficinas e palestras que permearam o tema central: “Desafios do jornalismo de educação na era da desinformação”.

Também demos continuidade à importantes parcerias, como a que temos com os órgãos oficiais e educacionais da Finlândia, além das viagens para conhecer sistemas educacionais, sendo, neste ano, para Alemanha e Estônia. Ressaltamos, ainda, a continuidade da parceria com a Google for Education, elevando, cada vez mais, o alcance de nossas práticas pedagógicas, com conectividade, colaboração e inovação.

Todos os anos, as vidas de inúmeros alunos e suas famílias são impactadas! Nas Instituições Rio Branco, pessoas se transformam em cidadãos que fazem diferença na sociedade. Por isso, agradecemos ao nosso corpo docente, colaboradores e diretores que, com comprometimento e determinação, vêm trabalhando em conjunto, inovando em suas atividades, se reinventando ano a ano e reforçando nossa marca para que continue sendo referência e sinônimo de excelência.


Nahid Chicani
Presidente da Diretoria